Afinal, o que é Virtualização

Dando prosseguimento à serie de textos de TI que venho publicando semanalmente no blog (Leia o primeiro aqui) hoje falarei de Virtualização.

Muita gente pode estar se perguntando: Por que falar de virtualização, já não é um assunto batido.

Muito já se falou sobre o tema porém nem todos tem a dimensão de como a Virtualização se tornou importante no mundo.

Primeiramente vamos explicar para aqueles que não conhecem:

Virtualização é uma tecnologia que permite que se execute em um hardware físico vários outros sistemas. Na pratica podemos em uma máquina rodando o Windows, rodar vários outras máquinas virtuais rodando Windows ou outros sistemas operacionais. A grande vantagem é poder ter serviços que normalmente exigiriam vários computadores para serem executados rodando em apenas um.

Esta tecnologia permite que economizemos recursos como:

  • Hardware – A necessidade de vários computadores/servidores/equipamentos diminui;
  • Energia elétrica- Com a diminuição de equipamentos o consumo elétrico também diminui;
  • Espaço físico – Uma consequência lógica da redução de dispositivos;
  • Refrigeração – Novamente, menos máquinas menor a temperatura e com isso menor a necessidade de aparelhos de ar condicionado;
  • Mão de obra – A gestão e manutenção exigirá muito menos pessoal, embora a especialização seja maior.

A Virtualização não é algo novo. É um recurso que já era utilizado há vários anos atrás em computadores de grande porte mas hoje em dia ganhou um papel de grande protagonismo devido ao grande avanço de hardwares de processamento e armazenamento e a sua redução de custos.  Hoje já é possível rodar máquinas virtuais em computadores pessoais pois a tecnologia já vem embarcada nos processadores modernos.

A computação em nuvem, ou Cloud Computing só é possível pois utiliza algum tipo de virtualização. Colocar no ar um serviço na internet sem a virtualização é possível porém os custos para se manter uma máquina dedicada para executar uma certa aplicação seria muito alto. A virtualização permite que se execute várias aplicações e serviços em um só equipamento permitindo na prática  o compartilhamento de recursos entre várias empresas ou organizações e aproveitar melhor o grande poder de processamento dos computadores atuais.

Vmware, Xe, KVM, Hyper-V, Virtualbox e outros são exemplos de softwares ou sistemas, também chamados de Hypervisores disponíveis que permitem realizar a virtualização.

 

 

Mais sobre virtualização

 

 

By | 2019-02-21T17:20:31+00:00 sexta-feira, 22 fevereiro de 2019 10:00|Virtualização e Cloud|0 Comments

Leave A Comment

9 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.