Ferramentas de estatísticas para sites e sistemas web

Dizem que informação é poder, particularmente concordo com isso e além de poder a informação certa no momento certo pode nos ajudar a traçar metas e adaptar nossos serviços às demandas e expectativas dos clientes ou usuários.

Em se tratando de websites e sistemas web em geral, possuir as informações certas pode significar o sucesso ou fracasso de uma empresa ou serviço na internet.

Para fornecer estas informações preciosas existem os softwares de estatísticas web. O serviço mais famoso atualmente é o Google Analytics, ferramenta do gigante das buscas que fornecesse gratuitamente e também com pacotes pagos, estatísticas de acesso e ferramentas de análise que ajudam os administradores de sites e sistemas web a conhecer melhor o seu público e ajustar o seus serviços às demandas extremamente dinâmicas da internet.

Existem vários serviços semelhantes gratuitos e pagos com o mesmo propósito e cada um com suas características próprias, mas como o foco deste blog é software livre e principalmente soluções que podem ser instaladas usando a infraestrutura das próprias empresas, vou listar abaixo 4 opções bem interessantes.

 

p, li { white-space: pre-wrap; }

Webalizer

Este creio eu que foi um dos primeiros softwares do tipo pois desde que comecei a trabalhar com TI e principalmente com Linux (mais de 10 anos atrás) ouço falar dele. O Webalizer é um software que captura informações dos logs dos servidores Web como o Apache e exibe as informações de forma gráfica.

 

É um software com suporte a várias línguas e trás informações como número de acessos, pageviews, hits, origem de tráfego entre outras.

Site oficial: www.webalizer.org

 

Awstats

Outro software muito parecido com o Webalizer e que de forma geral trás os mesmos tipos de informação do anterior mas com uma interface um pouco diferente.

O Awstats também monta suas estatísticas a partir de informações colhidas diretamente dos logs dos servidores web.

 

Site oficial: awstats.sourceforge.net

Tanto o Webalizer quanto o Awstats são softwares muito úteis e tem a característica principal de serem simples e leves o que é bom, mas possuem a limitação de apenas coletar as informações gravadas nos logs dos servidores HTTP, o que pode limitar a profundidade da análise.

Para se aproximar mais de ferramentas como o Google Analytics, um software do tipo tem de ser capaz de colher informações mais detalhadas como por exemplo:

  • Resolução de tela dos clientes;
  • Tipo de dispositivo utilizado (desktop/móvel);
  • Sistema operacional;
  • Click traking (rastreamento de cliques de mouse);
  • Possuir mecanismos para definição de metas.

Estes recursos e vários outros podem ser úteis na definição do tipo de conteúdo a ser destacado, que produto está sendo mais procurado (em caso de sites de e-Commerce), se há a necessidade de um layout específico ou técnicas de design responsivo para dispositivos móveis e várias outras medidas para melhor atender o usuário do site ou serviço.

Para completar a lista, mostrarei agora 2 soluções mais completas.

Piwik

Com um Dashboard mais completo e personalizado o Piwik é um software escrito em PHP e que usa o Mysql como banco de dados. Ele traz informações de análise bem úteis inclusive com informações de acesso em tempo real e várias opções de configuração que incluem campanhas e metas e suporte a vários sites.

O Piwik utiliza um trecho de código java script que deve ser adicionado ao site ou sistema para coleta dos dados.

Possui plugins para vários CMS populares como Wordpres, Drupal, Joomla além de softwares de e-learning como Moodle e várias plataformas de comércio eletrônico como o Magento.

Integração com outras linguagens como Java, Python, C, C#, Django, Ruby, Silverlight e várias outras também estão disponíveis.


Site oficial piwik.org

Open Web Analytics

Para finalizar temos o Open Web Analytics. Também é um software escrito em PHP com persistência em banco de dados Mysql. Criado para ser uma ferramente de análise para sites feitos em WordPress e MediaWiki.

Possui suporte a Google Maps e Google Earth, Click tracking e à captura de informações de múltiplos sites.

p, li { white-space: pre-wrap; }

E então o que acharam?Já conheciam os softwares, por acaso conhecem outras opções open source com recursos semelhantes?Poste nos comentários.

By | 2015-06-14T17:25:29+00:00 quarta-feira, 2 abril de 2014 12:33|Internet|1 Comentário

Um Comentário

  1. Anônimo 14 de agosto de 2014 em 15:49- Responder

    Olá!

    Gostaria muito de aumentar meu conhecimento sobre Redes.

    Tenho muito interesse em fazer cursos na área e me indicaram a Faculdade Impacta.

    Você conhece? Acha que ela poderia me ajudar?
    http://www.impacta.com.br/curso/Conceitos-e-Infraestrutura-de-Redes.php

Deixar Um Comentário