Recuperando o grub após instalação do Windows

Uma dica simples mas que pode ajudar bastante quando se tem um computador com dual boot (Windows + Linux) e por algum motivo foi necessária a reinstalação do Windows.

Por padrão o Windows, tanto XP quanto 7 sobreescrevem o setor de boot do disco não permitindo assim que outros sistemas operacionais iniciem.

Neste caso é necessário reinstalar o Grub para assim poder dar boot em todos os sistemas disponíveis.

Para tanto dê boot com um live cd/usb disk qualquer (eu normalmente uso o Clonezilla mas pode ser o do Ubuntu ou qualquer outro) e execute os seguintes comandos no terminal:

Assumindo que o disco onde está instalado o Linux seja /dev/sda5:

mount /dev/sda5 /mnt
mount –bind /proc /mnt/proc
mount –bind /dev /mnt/dev
mount –bind /sys /mnt/sys
chroot /mnt
update-grub2
grub-install /dev/sda

Este último comando instala o grub no setor de boot do disco. Lembre-se de alterar os comandos de acordo com a partição/disco correto.

Reinicie e veja no menu do grub os sistemas disponívies para boot.

Obs:

  1. O procedimento acima serve apenas para distribuições que utilizem o Grub2 não funcionando em distribuições que utilizem a versão anterior do gerenciador de boot.
  2. Nas versões mais atuais do Ubuntu, existe uma opção de recovery no boot via CD que permite  a restauração do Grub sem a necessidade de executar estes comandos acima (O que facilita bastante a vida dos iniciantes).
  3. Caso queira manter o dual boot mas não queira utilizar o gerenciador de boot do Linux existe também a opção de instalar o EasyBCD no Windows. Com ele é possível configurar o dual boot utilizando o bootloader do Windows.

By | 2015-06-14T16:55:19+00:00 terça-feira, 27 setembro de 2011 20:56|Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário